BREVE HISTÓRIA 

Um grupo de aproximadamente 10 casais, capitaneados por Da. Stella D’Alva do Amaral, no início da década de 50, reuniu-se com o objetivo de ajudar famílias necessitadas, através do fornecimento de alimentos ou outras necessidades básicas, além de prestar assistência moral.

Nos primeiros anos, embora funcionando de forma empírica, o grupo foi crescendo, na medida em que cresciam as necessidades de atendimento aos carentes, cuja ajuda era prestada na residência de um dos casais colaboradores.

No início da década de 60, esse atendimento mensal já assumia enorme proporção, pois mais de 100 pessoas aglomeravam-se mensalmente no local da distribuição, provocando incômodos para a vizinhança, fato que levou o grupo, no dia 21 de fevereiro de 1961, à fundação da Associação Cristã Beneficente EURÍPEDES BARSANULFO, nome que representou uma homenagem ao mentor espiritual do grupo, nascido em Minas Gerais, filho de farmacêutico e proprietário de farmácia, foi exemplo de vida dedicada ao magistério e principalmente à pobreza.

Constituída juridicamente e instalada em local alugado, a entidade passou a ter uma pequena estrutura para atendimento à pobreza em dias alternados.

O desenvolvimento de um trabalho sério à comunidade carente, repercutiu na cidade, levando as autoridades a reconhecê-la como de utilidade pública, na esfera municipal, estadual e federal, através de legislações específicas.

No início da década de 70 foi realizado um estudo do perfil da clientela assistida, concluindo-se que as mães não tinham condições de assumir as despesas da casa, pois tinham que cuidar de seus filhos e em decorrência desse fato, a Associação teve que ampliar os serviços que prestava, criando, então, o departamento de creche que recebeu o nome de Creche Espírita “Padre Bento”, também em homenagem a outro mentor espiritual do grupo, cuja dedicação aos hansenianos, desde a sua juventude, serviu de exemplo de amor e caridade, elementos básicos que norteiam até hoje, os destinos da entidade.

No presente, a Associação em sua sede própria, já ampliada, mantém ajuda pelas formas mais diversas à família carente e a Creche que também utiliza imóvel vizinho e alugado, mantendo matriculadas em regime de período integral 100 crianças com idades entre 4 meses e 3 anos e 11 meses, funcionando de segunda à sexta feira, no horário das 7:30 às 16:30, cujo objetivo é proporcionar às crianças uma assistência global, visando o seu desenvolvimento biopsicossocial, afetivo e educacional, respeitando o potencial de cada uma. Diariamente são servidas às crianças, cinco refeições onde a alimentação é balanceada com proteínas e vitaminas básicas o que permite um desenvolvimento sadio para as mesmas. Em termos de educação, são mantidas classes para o Maternal e Berçário.

Para atendimento de toda essa estrutura, a entidade conta com 22 funcionários, de categorias diversas como monitoras, nutricionista, cozinheira e auxiliares diversos. 

Para cobertura financeira desse custeio a diretoria conta com recursos advindos de mensalidades do quadro associativo, de um bazar permanente, de receitas oriundas de eventos, como chás, almoços, além de verbas obtidas através de convênios com a SEDUC/PMS e outros.

A Associação é dirigida por um Conselho Deliberativo e por uma Diretoria, além da Assembleia Geral de Associados.

A Associação e a Creche estão localizadas à Av. Washington Luiz nº 28/30 onde são recebidos todos os tipos de doações. A entidade, também possui um veículo para recebimento dessas doações nos locais dos doadores e os contatos podem ser feitos através do telefone (13) 3235-5316.

No mesmo endereço temos também o Bazar Beneficente onde são vendidas as doações inservíveis para a entidade. As pessoas que trabalham nesse bazar são voluntárias e toda a arrecadação apurada reverte-se em benefício da Creche Espírita Padre Bento.